Loja Escutista da Região de Viseu

Visite a maior loja escutista online do país. Fardamento, Insígnias e Distintivos, Material de Campo, Livros e Manuais e muito mais.

www.viseu.cne-escutismo.pt/loja

CAEV - Centro de Atividades Escutistas Viriato

O Centro de Atividades Escutistas Viriato (CAEV) é um espaço destinado à realização de atividades escutistas, nomeadamente as de cariz ambiental, espiritual e técnica escutista, bem como um espaço destinado à formação de Dirigentes, visando o contacto direto com a natureza, em fraternidade, alegria e espírito escutista, proporcionando e apoiando o desenvolvimento pessoal e espiritual coletivo de jovens e adultos.

www.viseu.cne-escutismo.pt/caev


Sistema de Progresso

Programa Educativo

Como funciona o Sistema de Progresso

À primeira vista, o sistema de progresso pode parecer confuso, e podes não saber o que deves fazer para conseguir cumprir as tuas etapas. Contudo, vais perceber está tudo interligado e como é simples concluires as tuas etapas.

Exemplo etapas de progresso

O teu Progresso Pessoal está dividido em quatro etapas: Pata Tenra, Lobo Valente, Lobo Cortês e Lobo Amigo.

Como sabes, só pode fazer a Promessa quem completou a primeira etapa, a etapa da Pata Tenra. Mas depois de conquistado o tão desejado Lenço amarelo, o teu progresso ainda não terminou. À medida que vais progredindo, vais conquistando várias insígnias que, todas juntas, formam uma única insígnia maior, símbolo do teu crescimento pessoal.
Há algumas coisas que tens de saber:

  • Sempre que inicias uma nova etapa, recebes a insígnia correspondente a essa etapa.
  • Na etapa da Pata Tenra tens alguns objetivos específicos a cumprir que te vão permitir fazer a promessa. Sabe mais aqui
  • As etapas têm uma ordem, e não é possível saltar etapas.
  • És tu que decides o teu Progresso, em conjunto com o teu Bando e com o teu Chefe de Unidade.


Talvez queiras aproveitar para saber mais sobre as Etapas de Progresso

1 Escolhe os trilhos que queres completar

Depois de fazeres a tua promessa, e de concluires assim a primeira fase (a fase da Pata Tenra) terás de desenvolver as tuas capacidades em 6 Áreas distintas e muito FACEIS (Áreas: Física, Afetiva, Caráter, Espiritual, Intelectual e Social). Cada uma destas áreas está representada por uma figura do Livro da Selva e são elas a Cá, Racxa, Bálu, Hati, Bàguirà e Àquêlá.
Cada Área tem três Trilhos, e cada Trilho tem vários Objectivos que deverás atingir para assim conseguires completar o teu progresso pessoal como Lobito.

Para concluires uma etapa de progresso tens de escolher um trilho de cada área e completar todos os objetivos desse trilho.


Talvez queiras saber mais sobre Objetivos Educativos

2 Conclui os trilhos que escolheste

Para validares um Trilho ou um Objectivo, tens de ser tu a propor a sua validação.
A validação deve passar pela aprovação do teu Bando, depois pelo conselho de Guias e por fim pelo Chefe de Unidade.
Um Trilho só está concluído quando todos os Objectivos desse trilho forem concluidos.

3 Conclui a etapa

Quando todos os Objetivos dos Trilhos que escolheste, tiverem sido validados, então a tua etapa está finalmente concluida e poderás passar à etapa seguinte.
Mas, mesmo que faltem completar alguns trilhos na etapa anterior, podes continuar o teu progresso pessoal. Contudo, só mudas de etapa quando a anterior estiver completa.