Loja Escutista da Região de Viseu

Visite a maior loja escutista online do país. Fardamento, Insígnias e Distintivos, Material de Campo, Livros e Manuais e muito mais.

www.viseu.cne-escutismo.pt/loja

CAEV - Centro de Atividades Escutistas Viriato

O Centro de Atividades Escutistas Viriato (CAEV) é um espaço destinado à realização de atividades escutistas, nomeadamente as de cariz ambiental, espiritual e técnica escutista, bem como um espaço destinado à formação de Dirigentes, visando o contacto direto com a natureza, em fraternidade, alegria e espírito escutista, proporcionando e apoiando o desenvolvimento pessoal e espiritual coletivo de jovens e adultos.

www.viseu.cne-escutismo.pt/caev


Programa Educativo

Região de Viseu

Missão do Escutismo


"A missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo dum sistema de valores enunciado na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade."


Como alcançar a missão?

  • Envolvendo os jovens, ao longo dos seus anos de formação, num processo de educação não-formal;
  • Utilizando um método original, segundo o qual cada indivíduo é o principal agente do seu próprio desenvolvimento, para se tornar uma pessoa autónoma, solidária, responsável e comprometida.
  • Ajudando os jovens na definição de um sistema de valores baseado em principios espirituais, sociais e pessoais expressos na Promessa e na Lei.

A missão mais ao pormenor

A missão do Escutismo …
A definição da Missão do Escutismo é baseada nos fundamentos do Movimento (definição, propósito, princípios e método) descritos na Constituição da OMME. A missão, e em particular as condições necessárias para a alcançar, traduzem este conceito abstracto e intemporal duma forma pró-activa que permite ao Movimento situar-se no seu papel e funções no mundo actual, bem como ir ao encontro das aspirações dos jovens. Deve desenvolver o sentimento de direcção e compromisso, bem como ter uma função unificadora, mobilizadora e motivadora.

...consiste em contribuir para a educação dos jovens...
A educação é um processo contínuo que contribui para descobrir o potencial duma pessoa ao longo da sua vida. O Escutismo contribui para a educação dos jovens através dum programa educativo estruturado e atractivo, implementado através do Método Escutista. Este Método faz com que cada indivíduo seja o principal agente do seu próprio desenvolvimento. Esta forma de educação não-formal complementa, mas não replica ou sobrepõe, a educação proporcionada pela escola (educação formal) e através da família, amigos e meios de comunicação social (educação informal).

...partindo dum sistema de valores enunciado na Lei e na Promessa...
O Escutismo é baseado num sistema de valores. Isto é expresso nos princípios do Movimento, habitualmente resumidos em três categorias: dever para com Deus, dever para com os outros e dever para com o próprio. Para os jovens, os valores do Escutismo são expressos na Promessa e na Lei, um dos componentes do Método Escutista: um compromisso voluntário e pessoal (A Promessa Escutista) para fazer todos os possíveis por cumprir com um código de ética (a Lei do Escuta).

...ajudando a construir um mundo melhor...
O Escutismo nasceu da vontade do seu Fundador, Lord Baden-Powell, de melhorar a sociedade, um objectivo que ele acreditou apenas ser possível através da melhoria de cada indivíduo na sociedade. Sem dúvidas, ele considerou que a maior força dum país é o “carácter dos cidadãos”. Assim sendo, o propósito do Escutismo – ajudando a construir um mundo melhor – é definido num contexto social alargado: ajudar a construir um mundo melhor através da educação de jovens.

...onde as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos...
Baden-Powell teria descrito isto da seguinte forma “um cidadão alegre, activo e útil – uma pessoa de carácter”. O que isto realmente significa é: uma pessoa que tem a capacidade de tomar as suas próprias decisões e gerir a sua vida; alguém que activamente ajuda o próximo; alguém que assume a responsabilidade das suas decisões; cumpre compromissos e completa as tarefas que aceitou; alguém que procura viver de acordo com os seus valores e defende causas que considera importantes.

...e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
A educação inclui o desenvolvimento do sentido de cidadania e preocupação com os outros, do sentido de pertença a uma comunidade, fazendo parte da sua história e evolução. Isto implica aprender a viver com outros como um membro activo da comunidade local, nacional e internacional. O propósito social do escutismo é ajudar a construir um mundo melhor em que cada indivíduo contribui para criar um futuro desenvolvimento da sociedade. BadenPowell afirmou “Tenta e deixa este mundo um pouco melhor do que o encontraste”.